sábado, 1 de dezembro de 2012

Primeiro post na Holanda!

Então, finalmente chegou o grande momento!

O dia do aeroporto foi de choradeira, claro. Mas foi muuito estranho, porque no momento que eu entreguei meu bilhete pro moço (e dei aquela olhadinha pra trás pra espiar meus pais), eu parei subitamente de chorar e OK, here I go hahaha

O primeiro dia na Holanda, quinta-feira, foi a coisa mais estranha do mundo.
As crianças estavam super desconfiadas e os pais também não sabiam direito o que fazer, como agir, o que eu queria comer e esse tipo de coisa!
Confesso que fiquei meio "meu deus, o que eu to fazendo aqui?", mas passou rápido!
O meu quarto é a coisa mais fofa desse mundo (prometo colocar fotos logo), eles decoraram tudo com muito carinho e ficou muito prático e aconchegante. Tem tv, dvd, mesinha, relógio, várias luminárias, sofá e uma caminha muito gostosa. Já me sinto muito bem nele e acho que isso é muuito importante, tenho certeza que vou passar muito tempo aqui!

O segundo dia foi bem melhor! Eu e a mãe fizemos algumas coisas juntas, ela foi me mostrando como era e tal... levamos as kids no playground, repassamos o schedule, troquei fralda, fiz mamadeira, esse tipo de coisa.
A mulher da agência veio aqui, me trouxe presentinhos super fofos e holandeses e depois a minha host mother foi (tentar) me ensinar a andar de bicicleta.
Pra quem não sabe, eu nunca andei de bicicleta na minha vida! e eu tenho medo, é claro hahaha então foi um fiasco total... eu tenho tipo 1 metro e meio e não conseguia colocar meus pés no chão, então é impossível andar numa bike que você não toca o chão, né?
Se alguém aí souber como as mulheres baixinhas lidam com isso, por favor me avisem! Estou quase comprando uma bicicleta de criança (com rodinhas, de preferência).
Aí desistimos da minha bicicleta particular e fomos tentar a baskfiet, que é uma bicicleta com tipo de uma cesta gigante de madeira onde vão as crianças e é muuuito comum na holanda, todas as au pairs e mães tem uma! A baskfiet é mais baixa, então eu pude subir nela e dar uma volta na quadra.
Foi um fiasco, eu entrei em pânico, mas aconteceu... é o que importa! Eu achei muito difícil fazer curvas com a baskfiet, porque ela abre demais ou sei lá! Praticarei mais nos próximos dias (se parasse de chover seria ÓTIMO hahaha).

Hoje foi meu terceiro dia aqui e eu fui para o curso de primeiros socorros em Haarlem.
Eu conheci algumas brasileiras lá, mas elas estavam meio fechadas no grupinho delas e eu fiquei meio sem jeito! Fui até lá, falei com elas e tal, mas elas não me deram muita bola.
No entanto, eu conheci uma menina da Espanha e outra do Canadá bem queridas e então valeu a pena :D
A mulher da agência passou aqui pra me dar uma carona, já que eu não sabia o caminho, e depois na hora de voltar ela falou tipo "eu tenho algumas coisas pra fazer, seria ótimo se você fosse sozinha" e eu fiquei tipo oO ok!
Ela me explicou mais ou menos como voltar e é ÓBVIO que eu me perdi e começou a chover e eu me molhei toda e UHUL, passar frio é muito legal!
Depois de mais ou menos 50 minutos eu cheguei em casa (deveria ter sido 15 minutos, mas ok) e fui desfazer minhas malas, finalmente! Demorei mais de uma hora pra organizar tudo, mas estou muito orgulhosa de mim :)
Então eu fui no Albert Heijn descobrir o que tem em mercados holandeses, comprei stropwaffle (não tenho certeza se é assim que escreve) e estou totalmente apaixonada!!!
Fui ao Bruna procurar um livro em inglês, mas não achei e eles estavam quase fechando :(
Agora estou aqui tentando perder a vergonha de descer e fazer minha própria janta, pois já são mais de 18:30 e é dinner time nessa terra estranha!

Posso dizer que estou gostando da Holanda! Cada vez que eu vou pra rua, fico encantada com a paisagem, a beleza e etc.
Ainda não me acostumei com o fato de estar em outra casa... às vezes acordo com vontade de fazer xixi e fico muito com vergonha, porque eu sei que vou fazer barulho na escada e eles podem acordar! Então eu simplesmente fico segurando até eu saber que eles já desceram. hahaha
Ainda não me acostumei a comer pão no almoço e nunca vou me acostumar a comer pão com granulado!!!! hahaha to comendo pão com queijo mesmo.
Ainda não estou segura com as crianças, principalmente a de 2 anos... eu acho que ela me odeia, na verdade! Mas a de 4 anos vai com a minha cara, tenta me ensinar as palavras em holandês e etc, ela é muito fofa e mais fácil de lidar. O baby nem se fala, como não existe o problema de linguagem com ele, está sendo o mais fácil, certamente... e olha que eu achei que seria mais difícil, pelas fraldas e mamadeiras e etc, mas comparado a uma menina de 2 anos chorando sem parar, é muuuuuito fácil.

Então é isso que eu tenho pra contar por enquanto.
Logo eu terei mais novidades!

Beijinhos

20 comentários:

  1. Oi Amanda, que bom que você gostou do seu quarto e está gostando da Holanda! Já quanto às crianças, não fique desesperada não, criança é assim mesmo...depois de um tempo elas acabam acostumando com você, e aposto que no fim a de 2 anos nem vai querer que você vá embora! Espere um mês e me conta se ela cedeu ou não hehe
    E nossa, tira foto desse pão com granulado pra eu ver! Deve ser gostoso, por que você não gostou? Estou esperando as fotos, do seu quarto, do pão, dos lugares bonitos e feios também! É pra você postar, viu??? hehe beijos!

    p.s.: eu mudei de blog, depois segue o blog novo!
    p.s.2: por que você não começa a categorizar suas postagens pra ficar mais fácil de ler sobre um determinado assunto? aposto que vai ajudar várias pessoas que queiram ser au pair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha eu espero que sim, Marcela! vou esperar algum tempo e então postarei sobre isso novamente hahaha
      eu tenho que tirar muitas fotos! é tudo tão lindo na vizinhança, eu tenho vontade de tirar foto de tudo, mas ainda não me acostumei a andar com a câmera na bolsa (shame on me) e também está escuro demais, chovendo demais, e não sei se as fotos vão ficar muito boas hahahaha

      ps: eu vii, já estou seguindo!
      ps2: eu coloco/colocava marcadores, mas sou tão não criativa pra criá-los hahaha
      ps3: me passa teu facebook!

      Excluir
    2. me passa o seu facebook por comentário pq eu não aprovo, te adiciono e excluo o comment depois! :) beijos

      Excluir
  2. oii amiga linda! to amando teu blog, li inteiro!
    vamos ser Pollyanas e pensar: muito melhor andar na chuva na europa do que em jville hahah
    aproveita essa perspectiva enquanto ainda é novidade!
    e ow, não sei como (né? COMO ASSIM?), mas lembra que nós duas não ficamos amigas imediatamente? aliás, até que demorou para termos contato! então não se preocupa, que assim como eu, a pequena não te odeia e logo logo vai te conhecer melhor e assim como eu, vai te amar! se não amar é pq não é inteligente como eu hahahah
    mas sério, você é uma desconhecida, nem fala a mesma língua, "apareceu" do nada na casa dela.. ela só deve precisar de um tempinho pra se acostumar!

    obs: me manda teu endereço por inbox?
    love you

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaaaaaaaai, sua linda! você veio conferir então? hahaha
      HAHAHAAHAHAHA muito verdade! e dai eu lembrei que o nome do blog é "acordar e me perder" e YES, I DID IT! hahahaha
      espero que sim, amiga! e se ela for metade da pessoa linda que você é, eu vou ter a melhor host kid ever :D
      love you, sister!

      Excluir
  3. oi amanda,
    vc é a primeira au pair? acho que sim, e pra uma criança de 2 anos é complicado né... nos eua eu tinha um de 2 e uma de 5, era OS DOIS chorando o dia todo no começo, eu chorava junto (no cantinho pra eles não verem hahaha) e ficava arrasada, me perguntando se era aquilo mesmo que eu queria... dei tempo ao tempo, fiquei 2 anos e depois de um tempo me senti mais amada que nunca haha é assim mesmo, logo menos eles vão se acostumar com vc =)
    bjoss e boa sorte por aí! poste fotos logo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou sim! Pois é, a menina de 4 anos é tão fácil e com essa de 2 eu to tipo morrendo :(
      Vamos ver o que acontece com o passar do tempo, né? hahaha
      Obrigada, vou postar simmm!
      Quando você vem?

      Excluir
  4. Menina, como que tu vem pra Holanda sem saber andar de bicicleta? rs Ohhh tem as mulherzinhas piquiticas que são verdadeiras malabaristas nestas bikes montanha-russa hahaha elas param e dão pulinhos tanto pra subir como pra descer hahaha Vai treinando que logo vc tá craque ou arranja mesmo uma bike mais baixa pra facilitar. Bom, logo as crianças se acostumam com você. Comer pão no almoço realmente é complicado...com o tempo se vc tiver liberdade na casa, começa a fazer algo pra vc sim, explica pra eles. Afinal vc veio tb pra agregar! Boa semana pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA não sei, Eliana... é que eu morei em prédio sempre e não é muito comum na minha cidade, simplesmente vamos de carro ou ônibus fazer as coisas!
      Eu não tenho a menor ideia de como eles conseguem e eu fico TÃO sem graça porque eles compraram uma bike pra mim e eu não consigo nem subir nela, que vergonha!!! mas com a baskfiet eu to andando bastante e ta ok hahaha
      Beijinhos, ótima semana pra ti!

      Excluir
  5. amanda! vende stroopwafel aqui no brasil sim. tem no mercado bourbon e na cacau show! mas ainda n provei, acho que preciso do cenário holanda para ser bom =(
    cruzis! jura que eles deram essas balas pra vc? bom, eles gostam! foi um gesto carinhoso, isso que importa..hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JUUURA??? como que eu nunca tinha visto essa coisa deliciosa na vida?? hahaha
      simmmm, o importante é que eles acham que tão agradando hahaha

      Excluir
  6. Que bom ter news de vc.
    Relaxa, fiets é normal. Mas como assim vc não sabia andar de bike!?
    E já vai tentando a Bakfiets? Coragem!
    De todas era a que eu mais detestava. Mas, se vc se der bem com ela, será a rainha das ruas! hahaha

    Comer pão no almoço nunca foi pra mim.
    Sabe o que eu fazia?
    Comprava os pães pra assar em casa, uma saladinha, presunto, queijo e fazia um mega sanduba. Em Limburg eles não comem tanto pão com pão não..

    Já no norte da Holanda é broodje met kaas (pão com queijo), broodje met hagelslag (pão com granulado), broodje met worst (pão com uma salsicha gorda)...já vai aprendendo.

    Stroopwaffel? Já começou bem. Lembre-se disso: vc trará stroopwaffel de lembrança da Holanda pro BR. Só nessa vinda, meu namorado trouxe 5 pacotes. Tudo a pedidos. ahahahhaah
    Eu AMO.

    Menina, eu tbm fui a primeira Aupair. Relaxa, é super tranquilo. Vcs duas vão se descobrindo.
    E com as kids, é normal. É tempo a tempo.
    Não force nada...deixe acontecer.

    p.s.: chego dia 17.
    Daí, qndo vc tiver um dia free, pode descer até Maastricht pra gente se conhecer, vc conhecer a minha city e eu faço um jantarzinho pra vc, te dou umas dicas de mercado. ahahahha

    Veel plezier!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que queridaaaa, com certeza eu quero ir te encontrar!!!
      Muito obrigada pelas dicas valiosas e pelo carinho!
      Beijooo

      Excluir
  7. Nossa Amanda quantas emoções!!O começo realmente é muito estranho mas tudo vai se ajeitando com o tempo e vc estará craque com as kids e com a bike tbm!
    Um bjo e boa sorte.

    ResponderExcluir
  8. Amanda! Acho que vc precisa de um bike menorzinha mesmo. Eu usava uma grande (sou alta), mas a au pair que foi depois de mim teve que comprar uma, ela n conseguiu andar na minha =/
    E bom, parece que está dando tudo certo aí, que bom!!! Logo logo vc perde a vontade e QUASE vai se sentir em casa. n adianta, nunca vai ser igual igual a nossa casa. hehe minha casa é o lugar que posso andar de pijama pela casa e posso tomar banho de madrugada. haha

    Beijos, boa sorte com tudo.
    Se precisar de alguma coisa, dicas, sei lá. só me escrever :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA eu definitivamente preciso de uma bike de criança, jesus amado!!!
      Simmm, tbm to chegando a essa conclusão haaha mas agora a minha bexiga ta se acostumando com os meus horários hahahaha

      Beijos, obrigadaa!!

      Excluir
  9. Amanda, lindona! você vai simplesmente se apaixonar pela Holanda (se é que já não está). Cara, agora no inverno, começa anoitecer lá pelas 4:30 da tarde, é impressionante!

    Os baskfiet, são uma graça né? Eu fiquei louca quando os vi, mas nunca tive a oportunidade de andar em um quando vivi aí. Mas a bicicleta me salvou muito, pois não gastei muito com transporte! cara, é impressionante como a vida aí é muito mais prática com os TRAMS que são rapidinho, nunca consegui fumar um cigarro inteiro esperando um kkkkk

    A única coisa que me irritou um pouco foi o clima, entre dezembro até lá pra março, é esse clima chatinho, tempo cinza, chuvinha fina e gelada. Eu pegava essa chuvinha lazarenta andando de bicileta todos os dias, tive sinusite quase o tempo inteiro que estive por aí =(

    Em qual cidade da Holanda você está?

    Quando estive na Holanda, fiquei na casa do meu irmão que mora aí, agora estou com medo da vergonha, porque mês que vem vou para o Canadá e eu nunca estive em casa de família, será minha primeira experiência assim e já estou morrendo de vergonha, só de pensar. kkkkk

    Um grande beijo!!
    E aproveite essa terrinha linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou apaixonada, com certeza!
      Mas o clima é realmente de mataaaarrrr! No mesmo dia chove, neva e faz sol (mudando a cada 5 minutos), é de deixar a gente loucooo hahaha
      Estou em Heemstede, pertinho de Haarlem!
      É complicado, mas se eles te receberem bem e se esforçarem pra fazer você se sentir em casa, vai dar certo!
      Boa sorte, lindaaa!

      Excluir
  10. Super mega feliz para você!!! Os primeiros dias são MUITO irreais, né? Espero que você goste daí cada vez mais.
    Sugiro você comprar mesmo uma bicicleta infantil, baixinha. EU usava um baixinha pq também não alcaçava o chão e é horrível não alcaçar quando se está começando.

    Então eu abaixava o banco ao máximo... até chegar para mim. Se ainda não der, compre uma usada, dessas bem baratinhas e não fique acanhada de usar rodinhas no inicio HAHAHAH! O que vale é o esforço! E a bakfiets logo você pega o jeito, ela é mais fácil... só pegar o jeito!!! Quando eu fui, eu sabia andar, mas era muito ruim...

    Hoje ando com uma mão só e com gente na frente e atrás :D

    ResponderExcluir